Todos mudamos. Crescemos, mudamos de opinião, mudamos de gostos. Isto também se aplica a nível literário. Crescemos literáriamente. Eu sou. O que gosto hoje não é o mesmo que gostava há anos atrás.
E a minha relação com os livros também mudou. Sempre fui uma compradora compulsiva. Sempre que passava numa livraria comprava um livro que gostava. A Feira do Livro era sempre uma desgraça. Nunca lia opiniões de livros em blogues. Não conhecia o Goodreads. E isso foi uma coisa positiva que o blogue me trouxe. Ajudou-me a gerir as compras de livros, a ser mais racional e mais económica.
Já não acumulo livros. Vendo, troco ou faço doações à biblioteca. Não fico com livros que não gostei ou que não vou ler. As idas à biblioteca passaram a ser muito frequentes e até já converti o mais novo cá em casa.
E vocês? Como é a vossa relação com os livros?
Boas leituras.
Passei uma fase de compradora (quase) compulsiva, para uma fase que não comprei praticamente nada (porque também não andava a ler praticamente nada).
ResponderEliminarEstava a começar a entrar novamente em fase compulsiva de compra mas pus um freio a mim mesma. Há que ler o que está na estante. Esquecer as opiniões, as sugestões.
Se quiser ler outras coisas, peço emprestado ou inscrevo-me numa biblioteca (algo que penso fazer há muito).
Olá!
EliminarTambém já estive nas duas fases. Acredito que passa.
E a biblioteca tem ajudado muito. Não sei como é a biblioteca da tua zona, mas experimenta. Mal não faz e é gratuito. Já poupei muito dinheiro com a idas frequentes à biblioteca. Os que quero mesmo aguardo e compro com um preço acessível :)
Beijinhos
Olá Isa,
ResponderEliminarRevejo-me no que escreveste. Também eu me fui modificando enquanto leitora quer em termos de gostos, quer num maior "desprendimento".
A biblioteca sempre usei. Como financeiramente não dá para adquirir muitos livros, a biblioteca é a minha salvação.
De há dois anos para cá, vieram as trocas :).
Beijinhos
Olá!
EliminarAcho que faz parte do nosso processo enquanto leitoras. Mas a biblioteca tem sido excelente. As trocas ainda são melhores :) ficamos todos a ganhar :)
Beijinhos
Parece-me a evolução natural de todos os livrólicos! A minha transformação está a começar agora. Limpei as estantes todas e coloquei alguns livros à venda no OLX, outros ofereci. Para quê ter livros aos quais não ligamos tanto a ocupar espaço que pode ser tão bem preenchido por livros melhores? :D
ResponderEliminarhttp://thebooknitpicker.blogspot.pt/
Olá Mariana,
EliminarConcordo. Os livros que não quero arranjo um local novo para eles.
Obrigada pelo comentário.
Beijinhos
Pois... eu bem tento deixar de ser compulsiva, mas só o consigo em parte (e numa parte bem reduzidinha). Neste momento, ditei para mim mesma que estou proibida de comprar livros para mim até receber algum no Natal (entretanto vou subornando os "meus homens" para me darem algum/alguns nessa época festiva :)
ResponderEliminarJá frequento a biblioteca da terrinha, já doei alguns (coisa que seria impensável há uns anos), mas nunca experimentei isso das trocas. Como é que o fazes?
Beijinhos, querida, e leituras muito saborosas!
Olá Ana,
EliminarPor vezes acho que são fases. Há que ter muita força de vontade. Mas por vezes somos fracas e precisamos de um mimo!! :)
A biblioteca tem sido excelente para mim.
As trocas basicamente é tentares trocar com alguém (amigo, conhecido, bloguer) um livro que não queiras outro. Tem que haver uma sintonia de parte a parte. Eu exemplo eu tenho no Facebook um álbum com livros que gostaria de trocar. Se visses um que gostarias e tivesses um que eu quisesse trocávamos o livro. Há grupos de trocas de livros no Facebook. Conheces algum?
Beijinhos e boas leituras
Já andei a "cuscar" e já vi algumas coisas! Também já vi o teu álbum, mas não me interessa nenhum :(
EliminarVou ver se trato disso!
Beijinhos e obrigada!
Não faz mal :)
EliminarDepois diz se conseguite algo.
Beijinhos
Olá querida Isa,
ResponderEliminarTu sabes como sou... ainda uma compradora compulsiva de livros =P E sabes bem porque é que reduzi as compras ;)
Mas, aos poucos, ando a tentar mudar o bem comportamento, principalmente (e graças a ti) já comecei a frequentar a biblioteca.
E ainda me custa desapegar dos meus livros mas, aos poucos, vou tentando ;)
Beijinhos
Olá querida Tita,
EliminarSim,já te conheço relativamente bem. E fico contente por estares a mudar e a usar mais a biblioteca :)
Beijinhos e boas leituras