segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Opinião | "A Espia do Oriente", de Nuno Nepomuceno | Trilogia Freelancer # 2


Título: A Espia do Oriente
Autor(a): Nuno Nepomuceno
Editora: Top Books
Temática/Género: Literatura /Policial/Thriller
N.º de Páginas: 376 páginas
Edição: 2015



Sinopse:
Dubai, Emirados Árabes Unidos.

De férias na região, um investigador norte-americano é raptado do hotel onde se encontrava instalado. Uma nova pista sobre um antigo projecto de manipulação genética é descoberta e a Dark Star, uma organização terrorista internacional, está decidida a utilizar os conhecimentos deste cientista para ganhar vantagem.

Contudo, de regresso à Europa, uma das suas operacionais resolve trair o sindicato do crime e oferece-se para trabalhar como agente dupla ao serviço da inteligência britânica. O mistério adensa-se quando esta mulher, de nome de código China Girl, impõe como única condição colaborar com André Marques-Smith, o director do Gabinete de Informação e Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros português e espião ocasional.

Obrigados a trabalhar juntos para evitarem um atentado a uma importante líder europeia, uma atmosfera tensa, de suspeição e desconfiança, instala-se de imediato entre os dois. Mas que segredos esconderá esta mulher, cujo próprio nome é uma incógnita? Serão as suas intenções autênticas? Será o espião português capaz de resistir à sua invulgar e exótica beleza?

Vencedor do Prémio Literário Note! 2012, Nuno Nepomuceno regressa com A Espia do Oriente, o segundo livro da série Freelancer. Por entre os cenários reais de Budapeste, Berlim, Londres, Courchevel, Dubai e Lisboa, o autor transporta-nos para um mundo de mentiras, complexas relações interpessoais, e reviravoltas imprevisíveis. Uma reflexão profunda sobre os valores tradicionais portugueses, contraposta com a sua já habitual narrativa intimista e sofisticada, e que vai muito além do tradicional romance de espionagem.



Opinião:
Sendo o segundo livro da trilogia Freelancer do autor Nuno Nepomuceno não vou querer falar muito sobre a história deste livro. Contudo, NÃO LEIAM ESTA OPINIÃO SE AINDA NÃO LERAM O LIVRO ANTERIOR!

Li o primeiro livro de uma assentada. Logo, quando o terminei fiquei ansiosa para iniciar o segundo. No entanto, quis dar a pausa e o distanciamento necessário para não me cansar da narrativa.

Se o primeiro livro foi uma introdução a toda a história neste volume encontramos mais acção e uma aprofundamento da vida de espião do André Marques-Smith. Temos a oportunidade de conhecer melhor outras oportunidades, como a China Girl, que inicia uma empatia maior com o leitor (pelo menos foi essa a minha percepção). 

Novamente muito bem escrito, com muito ritmo e acção. Não sou de ler séries ou trilogias. Se não me engano esta é a primeira série/trilogia que leio. Contudo, acho que o segundo volume é sempre mais denso, pois tem maior profundidade na história. 

Não vou já ler o último livro pelas mesmas razões que não li imediatamente o segundo. Mas será para breve, pois quero ler e conhecer o final desta história e destas personagens que me acompanharam durante algum tempo.

Não deixem de ler, que vale a pena.

Boas leituras.



Nota:

Esta foi uma leitura para o Desafio Literário Book Bingo "Leituras ao Sol", na categoria "Autor Lusófono".



4 comentários:

  1. Olá Isaura
    Este foi o meu livro preferido da trilogia :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Curiosamente gostei mais do primeiro. Mas também gostei deste.
      Espero ler o último em Setembro.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Isa,
    Tal como a Sara, este foi o meu livro preferido. E porquê? Porque gostei bastante de conhecer a China Girl ;)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Sim eu percebi. Não sei porquê foi aquele que senti menos ligação. Vamos ver como corre o próximo.
      Beijinho

      Eliminar