quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Opinião | "Os Falsários", de Bradford Morrow


Título: Os Falsários
Autor(a): Bradford Morrow
Editora: Clube do Autor
Temática/Género: Literatura/Romance
N.º de Páginas: 264 páginas
Edição: 2017

Classificação: 4 estrelas



Sinopse:
Na tradição dos policiais de Agatha Christie e Arthur Conan Doyle, um romance misterioso e profundo sobre o fascínio do colecionismo e o lado sombrio do comércio de livros raros.

O que acontece quando mentimos tão bem que perdemos a noção do que é real? Numa prosa magnificamente cuidada, Bradford Morrow traça uma linha débil entre o devaneio e a intuição, a memória e a ficção autoilusória, entre o amor verdadeiro e o falso.

Uma comunidade bibliófila é abalada com a notícia de que Adam, um colecionador de livros raros, foi atacado e as suas mãos decepadas. Sem suspeitos, a polícia não consegue avançar no caso, e a irmã procura desesperadamente uma pista.

Ao longo das páginas repletas de mistério e simbologias, escritores famosos e citações brilhantes, Will, cunhado e colega de profissão de Adam Diehl, tenta obter uma resposta e, ao mesmo tempo, escapar às ameaças do misterioso «Henry James». Consciente do simbolismo do caso, ele sabe que um homem sem mãos se vê privado do instrumento mais precioso quando se trata de imitar a caligrafia de William Faulkner, James Joyce, Conan Doyle e outros que tais. Na verdade, Will, ele próprio genial falsário, talvez saiba demais.



Opinião:
O início deste livro não podia ser melhor. Intrigante e cheio de suspense. Um corpo é encontrado sem as mãos. O autor prende-nos logo a atenção.

Esta história é narrada por Will, que é falsificador de obras literárias. Will é casado com Meghan, irmã da vítima (que por sua vez era colega de Will, falsificador de livros). O casal, numa tentativa de esquecer o passado, muda-se para a Escócia. 

Ao contrário que pensamos esta história não segue o percurso esperado. No entanto, é uma boa história no que se refere aos meandros do mundo de falsificações de livros. É notório o conhecimento do autor pelo tema e a investigação que fez para escrever esta história. Gosto quando os autores investem na pesquisa e conhecimento aprofundado dos temas abordados. Sentimos autenticidade

Um livro com um bom ritmo e uma escrita acessível.

Recomendo a todos os amantes de livros.   



Nota:
Este livro foi-me disponibilizado pela Editora Clube do Autor em troca de uma opinião honesta. 


8 comentários:

  1. Já li diversos comentários bastante positivos a este livro. Vou ter de o incluir na minha wishlist!

    ResponderEliminar
  2. Olá, Isaura,
    Vou ficar de olho no livro :D parece-me muito bem.

    beijnhos e que venham boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,
      Acho que vais gostar :) espero que sim :)
      Beijinho e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá,

    Registada a tua sugestão deve ser bem interessante.

    bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  4. Olá Isa,
    Estou, cada vez, mais curiosa!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar