quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Opinião | "Rugas", de Pablo Roca


Título: Rugas
Autor(a): Pablo Roca
Editora: Bertrand Editora
Temática/Género: Graphic Novel 
N.º de Páginas: 160 páginas
Edição: 2013

Classificação: 5 estrelas


Sinopse:
Emílio, um bancário reformado, sofre da doença de Alzheimer e é internado num lar de terceira idade. Rodeado de vários outros idosos, cada um com um quadro «clínico» distinto e com uma personalidade bem vincada, vai aprendendo as diversas estratégias para combater o tédio e a erosão da rotina. Ao mesmo tempo, Emílio e os seus companheiros vão tentando introduzir, num quotidiano marcado por medicamentos, refeições, «terapias ocupacionais» e sestas de duração indefinida, alguns vislumbres de encanto e alegria de viver.


Opinião:
O blogue deu-me a conhecer novos autores, novos géneros de leitura. E este foi um deles. Até então desconhecia as graphic novels e, confesso, que até fui um pouco conservadora nesse aspecto. Mas arrisquei. Estou cada vez mais a gostar de ler Gaphic Novels. Já li algumas e têm sido leituras muito agradáveis.

Já tinha visto este livro pelo Goodreads e fiquei curiosa pela temática abordada: o envelhecimento. Até que o descobri na biblioteca da minha zona e veio comigo. Tinha mesmo que o ler. Já me tinham recomendado várias vezes este livro e soube logo que acertei nesta escolha. 

E acertei mesmo. É um livro fantástico, com uma história maravilhosa. É certo que ainda só li 4 graphic novels, mas este é de longe o melhor que já li. Aborda o envelhecimento, a solidão, e amizade e o amor no seu estado mais puro.

Emílio tem a doença de Alzheimer e é internado num lar de terceira idade. Contudo, Emílio não se revê muito naquilo que encontra. Idosos envoltos em solidão e acções mecânicas (comer, dormir), ambiente sombrio. Contudo, Emílio conhece algumas pessoas que o ajudam a ultrapassar a monotonia.

É fantástico como vemos a amizade entre personagens crescer e evoluir de uma forma bonita. Miguel, o companheiro que é um pouco aproveitador e oportunista. Um casal em que o marido tem Alzeimer e a sua esposa lhe conta uma história da altura de namoro apenas para o fazer sorrir. Uma senhora que não ia sozinha a lado nenhum pois tinha medo de ser raptada por marcianos, entre muitas outras.   

Não há mais palavras. Há que ler e reler.

Recomendo. 

4 comentários:

  1. Olá Isaura
    Não conhecia mas fiquei super curiosa.
    Acho que é um tema que marca.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Sim, é um livro fantástico. Adorei!
      Beijinho e boas leituras

      Eliminar
  2. Fiquei muito curiosa, Isa, com este livrinho. Adorava lê-lo, mas infelizmente a biblioteca da terrinha ainda não o tem... Também não sou muito fã de graphic novels, mas estava pronta para pôr de lado esse meu "preconceito" só para ler esta obra que deve ser belíssima. A ver se consigo deitar-lhe a mão doutra forma! Seria muito bom!
    Beijinhos e obrigada pela magnífica recomendação!

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana,
    Sim compreendo. A biblioteca da minha zona também costuma ter muitos livros deste género. Eu própria não leio muito do género. Mas gosto quando são histórias reais e não fantasia. Se puderes lê. Este tenho a certeza que vais gostar!
    Beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar