segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Opinião | "Os Vícios dos Escritores", de André Canhoto Costa


Título: Os Vícios dos Escritores
Autor(a): André Canhoto Costa
Editora: Saída de Emergência
Temática/Género: Literatura/Biografias
N.º de Páginas: 384 páginas
Edição: 2017

Classificação: 4 estrelas



Sinopse:
SERÁ QUE UM LOUCO PODE ESCREVER UMA OBRA-PRIMA?
Os especialistas em literatura afirmam que a vida dos autores não tem utilidade para compreender os seus livros. Mas os estudos sobre as grandes obras literárias acabam sempre por explicá-las através da vida e personalidade dos escritores. Kafka era um hipocondríaco vegetariano com um gosto suspeito por menores; Eça de Queiroz, um mulherengo vaidoso com tendência para o cinismo; Camilo Castelo Branco, um maníaco-depressivo, com tendência para o jogo; Dickens manteve uma amante secreta e expulsou a mulher de casa; Gogol era um fanático religioso e um homossexual reprimido; Dostoiévski arruinou financeiramente a família no casino. 

Sendo assim, será que a chamada grande Literatura nos pode ensinar alguma coisa sobre a vida? Os Vícios dos Escritores é uma viagem rara e surpreendente sobre os segredos da Literatura, os enigmas da beleza e as imposturas da crítica literária.



Opinião:
Gosto de ler, mas também gosto de escrever. Gosto de saber o que vai na cabeça de um escritor. Como se inspira. É certo que são pessoas normais, com problemas e inquietações como todos nós. Mas acho que temos tendência para idolatrar os nossos escritores preferidos. Este livro vem desmistificar  um pouco isso. Torna os escritores reais.

Não é um livro para ser ler de uma rajada. É para se ir lendo, aos poucos. Para mim, só fez sentido assim. Tem muita informação. É notável todo o trabalho de investigação por parte do autor. Ao longo destas páginas encontramos aquilo que considero mini-biografias. É impressionante. Sabemos um pouco da sua vida e da sua história. 

Um livro um pouco denso, mas fácil de ler. Uma escrita muito irónica, com muito humor, por vezes até sarcástica. O autor tende a referir-se na terceira pessoa como "o autor". Facto que achei interessante.

Recomendo a quem gosta de conhecer histórias de vida. Fez-me querer conhecer melhor alguns dos escritores aqui mencionados.

Leiam!

Boas leituras.


Nota:
Este livro foi-me disponibilizado pela Editora Saída de Emergência em troca de uma opinião honesta.
Para mais informações sobre o livro clique aqui.  



6 comentários:

  1. Bem, que bela sugestão para presente de Natal. Pelo menos eu não ficaria nada desiludida se encontrasse este livro entre os meus! :D

    Não Digas Nada a Ninguém

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês,
      Obrigada pelo comentário :)
      É mesmo uma excelente prenda de Natal.
      Um beijinho e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Isa,
    Estou a ver que foi uma boa leitura =)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Foi mesmo. Se calhar ías gostar ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá Isaura
    Parece bem interessante. Ainda bem que gostaste :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar