segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Opinião | "Cartas a Um Jovem Escritor", de Colum McCann


Ficha Técnica:

Título: Cartas a Um Jovem Escritor
Autor(a): Colum McCann
Editora: Clube do Autor
Edição ou Reimpressão: 2017
Temática/Género: Literatura/Ensaios
N.º de Páginas: 196 páginas


Sinopse:
McCann aborda tudo o que um escritor precisa de saber, dos tópicos mais pragmáticos, como os cursos de escrita e o contacto com as editoras, às questões filosóficas e artísticas que atormentam e desafiam quem faz da escrita o seu modo de vida.


Opinião:
Como leitora compulsiva gosto de ler tudo. Principalmente de temas que me interessam. Já aqui referi que gosto de escrever. Como tal, quero e preciso de ler sobre o tema. As ideias soltas precisam de estrutura. Motivação e inspiração. Sendo Colum McCann um autor conceituado e regressando recentemente de um curso de Escrita Criativa em Istambul este livro caiu-me nos braços na melhor altura. Graças à simpatia da editora Clube do Autor que me enviou para opinião. 
Li-o de um assentada. Este é um livro que merece ser lido e relido. Sublinhado e cheio de anotações. Raramente o faço, confesso. Com este livro tudo isso mudou. Mas não consegui evitar. Com uma linguagem muito acessível, o autor dirige-se ao leitor na primeira pessoa. O que torna o discurso mais leve e pessoal. Sentimos a proximidade entre autor e leitor.


O autor dá conselhos práticos e simples a futuros escritores (independentemente da idade). Dicas sobre a construção de personagens, da narrativa, inspiração. Fala sobre o medo de falhar, curso de escrita criativa, editores, entre muitos outros temas.

Parece consensual entre os autores que escrevem sobre este tema que ninguém nos vai ensinar a escrever. Escreve-se, ponto final. É um trabalho que requer muita persistência e muita paciência, como o autor reforça diversas vezes no livro.


Uma leitura obrigatória para todos os futuros e potenciais escritores. Uma excelente prenda de Natal.

Boas leituras.

Nota:
Este livro foi-me disponibilizado pela Editora Clube do Autor em troca de uma opinião honesta.
Para mais informações sobre o livro clique aqui.  




Sem comentários:

Enviar um comentário