quinta-feira, 26 de abril de 2018

Opinião | "Sem Rede", de Margarida Fonseca Santos



Tenho uma falha grave no meu repertório literário: leio poucos autores nacionais. É verdade e há que admiti-lo. No entanto, leio muitos livros infanto-juvenis. Foi através deles que me iniciei na leitura. E apesar da minha já avançada idade (no alto dos meus 35 anos) continuo a gostar de os ler e, sobretudo, de os partilhar convosco. 

Como disse aqui conheci a Margarida Fonseca Santos num workshop sobre palavras e como as usamos. Gostei muito da sua simplicidade, simpatia e talento. Claro, que tinha que ler um livro da autora. Na altura li um livro generalista, no entanto sabia que a autora já tinha escrito livros para os mais novos, mas nunca me tinha debruçado muito sobre eles (tanto para ler!!!).

Quando percebi da existência desta colecção "A Escolha é Minha" que a autora lançou sobre temas muito pertinentes para os jovens quis muito conhecer esta sua vertente. Comecei por este: Sem Rede, da chancela Fábula, da editora 2020

Não posso de deixar de iniciar esta minha opinião falando da magnífica capa deste livro. Esta edição está muito bem conseguida. Apelativa, bonita, simples e coerente com a história. Por isso dou os meus parabéns à editora.

Este é um livro inspirado nos incêndios que assolaram o nosso país o ano passado. A história é contada a partir de duas perspectivas: da Bárbara e do Ricardo. Estes dois jovens fazem parte da mesma turma. Vão passar o fim-de-semana fora, em grupos separados, sem telemóveis e redes sociais. Ora, para qualquer jovem é um verdadeiro filme de terror. E mais não conto. Não é necessário.

Esta é uma história que fala de amor, entreajuda, respeito e esperança. Uma linguagem acessível e perfeita para os jovens. É uma história simples, mas muito bonita. Aconselho a todos (independentemente da idade) a lerem. 

Boas leituras. 


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela Editora Fábula, chancela da Editora 2020 em troca de uma opinião honesta.
Para mais informações sobre o livro clique aqui.  


2 comentários:

  1. Isa, como sabes, também adoro literatura infanto-juvenil e, mal li esta tua opinião, fui logo cuscar no site da minha biblioteca se têm este livro. Infelizmente não o têm, mas têm outros da autora e vou ver se trago um deles na próxima visita que faça às estantes da biblioteca da minha terrinha. Depois digo-te qual trarei!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Nunca tinha lido nada da autora nesta área e gostei. Espero que gostes e que o teu mais novo também :)
      Um beijinho e boas leituras

      Eliminar