terça-feira, 27 de setembro de 2016

Devaneios | Opiniões Negativas

(imagem retirada daqui)


Não gosto de falar de livros que não me agradaram. Não tenho problemas em fazê-lo ou até ler opiniões negativas sobre um determinado livro. Simplesmente não gosto falar mal de um livro. 

Tenho sempre a sensação que o livro me odeie para todo o sempre (sim, porque para mim o livro tem vida!). Principalmente se esse livro for meu. Não gostar de um livro que comprei ou que me ofereceram é ara mim um acto de traição. Exagero?! Sim, talvez seja. Mas é isso que sinto. 

Mas não só o livro me vai odeiar, como também o autor. Na sua plena ignorância na minha existência vai odeiar-me. 

E depois temos as parcerias com as editoras que nos disponibilizam (a blogguers) livros para podermos dar uma opinião SINCERA sobre o livro oferecido. Eu dou sempre a minha opinião sincera. Tenho pena quando o livro não corresponde às expectativas criadas por mim ou pelas editoras, mas temos que ser honestos. A culpa não é de ninguém! Mas não vou entrar em muitas discussões e pormenores sobre este assunto para não ferir susceptibilidades. Cada um terá a sua opinião.  

Não tenho problemas em dar uma opinião negativa sobre livros populares, que meio mundo gostou menos eu. Já aconteceu. A vida é assim! Gostos não se discutem e não temos todos que gostar das mesmas coisas e dos mesmos livros. Existimos aqui (no mundo da blogosfera) para partilhar!! Por isso vamos partilhar respeitando os gostos e opiniões de todos. 

Era isto :)

Boas leituras e sejam felizes!

12 comentários:

  1. Boa, Isa! Cada um tem e deve ter a sua opinião - enquanto vivermos numa democracia há que respeitar esse direito a que todos nós nos assiste! E mai nada :)
    Beijinhos e continuação de boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Obrigada :)
      Sinto que somos más se falamos menos bem de um livro. É apenas uma opinião, nem é nada pessoal. Era só isso :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Isaura,
    Muitas vezes sinto que tenho mais a dizer sobre um livro quando não gostei :) que me é mais fácil entrar pelo que não gostei do que pelo positivo... não sei, se todos gostássemos de amarelo, não é (ou fôssemos amarelos!)?
    Talvez por ser eu própria que escolho os meus livros (não tenho parcerias, só me oferecem coisas que sabem que eu quero), raramente me desiludo - sou em geral positiva.
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bárbara,
      Sim ainda bem que não gostamos todos do mesmo. Acho bom sermos sinceros independentemente dos livros serem oferecidos ou não, mas compreendo a questão das editoras. Procuro ser sempre sincera.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Olá,
    Concordo contigo e sinto o mesmo quando não gosto de um livro e principalmente se este me tiver sido oferido por alguém ou editoras, mas a verdade é que procuro sempre ser o mais sincera possível nas minhas opiniões. Quando não gosto de um livro digo-o, mas procuro sempre ressaltar os pontos positivos, apesar do que eventualmente não gostei no livro ou na história.
    Penso que o mais importante é ser sincero e saber como expressar as opiniões sem nos tornarmos ofensivos quer para a editora, quer para os próprios escritores. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Sim é mesmo. Sinceros, mas ver todos os aspectos positivos.
      Tento ser sempre não ser ofensiva, mas sincera. Por vezes é difícil, mas é o melhor.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Isa,
    Acreditas se te contar que muitas vezes é mais fácil falar porque é que não gostei de determinado livro, do que quando gostei ou adorei? É verdade =)
    É importante sermos sempre sinceros na nossa opinião, seja ela de um livro que comprámos ou de um livro que nos foi cedido por parceria. Se o livro não nos agradou, só temos que tentar explicar o porquê, sempre com educação e sem ofender ninguém =)
    Mas percebo o teu ponto de vista =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Sim é verdade. O mais importante é sermos sinceros e frontais nas opiniões :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  5. Viva,

    Plenamente de acordo contigo, por vezes torna-se mais dificil comentar um livro que não gostamos mas pronto tem que ser, nada como dar-mos a nossa opinião de forma sincera :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Sim é difícil. Mas as coisas são assim mesmo. Nem sempre podemos gostar dos livros todos e temos que ser honestos.
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  6. Olá Isaura
    Adorei o post e concordo completamente contigo.
    Também não gosto de não gostar de um livro, mas acho que a sinceridade é o mais importante.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Obrigada :)
      É isso mesmo. Se não gostarmos do livro paciência. Mais vale sermos sinceros :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar